segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Obesidade: Metade da população brasileira está acima do peso. E você?

Francisco Araújo Silva, de 23 anos, faz parte de um grupo que cresce anualmente no Brasil, estando em um patamar preocupante
Wellington Cortes Conceição, de 33 anos, morreu no hospital, vítima de uma parada cardíaca que pode ter sido provocada por uma embolia pulmonar. Francisco Araújo Silva, de 23 anos, internado no hospital Roberto Santos após sua história ganhar notoriedade através do Facebook. O que há de comum entre os dois? A obesidade.

Infelizmente, eles são parte de um grupo que cresce anualmente no Brasil, estando em um patamar preocupante. Segundo dados do IBGE, em 2009 metade da população adulta brasileira e 37% das crianças e adolescentes já estava acima do peso; 15% dos adultos e 16,6% das crianças eram obesas naquele ano. Embora os dados ainda não tenham sido atualizados (novos resultados serão apresentado pelo censo 2012), estima-se que os números, hoje, sejam bem maiores.


Existem diversas causas para a obesidade, desde uma vida sedentária (sem exercícios) associada à alta ingestão de alimentos gordurosos, até problemas genéticos e distúrbios hormonais. Assim, nem sempre “fechar a boca” e começar uma dieta de revista pode ser a solução. Aliás, de acordo com especialistas as dietas drásticas e sem reeducação alimentar não são recomendadas e tendem a provocar ganho de peso ainda maior depois que a pessoa volta a se alimentar normalmente.


O que fazer?

Praticar exercícios – caminhadas leves ajudam muito e são indicadas para quase todos -, incluir muitas frutas, verduras, legumes, fibras e cereais no cardápio, diminuir o consumo de gorduras e, o mais importante, procurar um médico, que fará os exames necessários para determinar se a obesidade é ou não de origem genética ou hormonal: nesse caso, o tratamento pode exigir medicamentos e outras terapias.

É importante saber que os problemas associados à obesidade vão além da estética, da dificuldade de encontrar a roupa certa. Com o excesso de peso, o corpo fica sobrecarregado e começam a surgir outras doenças como hipertenção, diabetes, artrose e até câncer. Daí a importância de se cuidar logo que o aumento de peso começar a sair do controle.


Sou obeso?

Não sabe se está acima do peso? É fácil descobrir. Você só vai precisar de uma calculadora.

Primeiro multiplique sua altura por ela mesma. Depois divida o resultado pelo seu peso. Pronto: você acaba de calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é utilizado pelos médicos para o diagnóstico inicial da obesidade. Agora confira na tabela abaixo se você está ou não acima do peso e, se estiver, procure um médico.
Tabela de IMC
Tabela de IMC


Há ainda outra tabela que incida o peso mínimo e máximo considerado normal para cada pessoa, de acordo com a altura:

Tabela de Altura x Peso
Tabela de Altura x Peso


Da Redação