sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Araci: Dia Internacional da não violência contra a mulher é realizado


Na manhã do dia 25 de novembro, uma equipe formada por mulheres do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, coletivo de mulheres do SINTRAF – Sindicado dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar, funcionários da prefeitura municipal, da secretaria da saúde, um advogado do CREAS, professores e alunos do colégio CEMOB e alguns estudantes do colégio Imaculada participaram de um ato unificado para marcar o dia internacional da não violência contra a mulher.

O movimento foi organizado pelo CREAS, que foi direcionado pela coordenadora Ádyla. Eles realizaram uma caminhada saindo em frente ao colégio Interativo às 9h e percorreram até a Praça Nossa Senhora da Conceição. O trajeto ocorreu enquanto o carro tocava músicas de incentivo e uma das participantes da passeata relatava as principais formas de violência contra a mulher e a estigmatização delas.

Cartazes anunciavam o índice de violência, as formas como as mulheres são violentadas, sendo chantageadas, sofrendo humilhações, acusações de infidelidade por parte do marido, ameaças de não ver mais seus filhos, afastá-las de suas famílias e ainda críticas insistentes sobre todas as coisas que ela fazem ou deixam de praticar. Todas essas formas são tratadas como violência contra a mulher e foi esse o principal objetivo daquele grupo naquela manhã: Fazer com que a população se conscientize e elimine todos os métodos que ferem a índole e o caráter feminino.

Por: Natália Araújo