segunda-feira, 4 de abril de 2011

Camaçari: Polo automotivo baiano oferece 3 mil novas vagas de trabalho

image Responsável por cerca de 60% das vagas de trabalho existentes no Polo Industrial de Camaçari, o setor automotivo está em expansão na Bahia e promete novas vagas para os próximos anos. 

"O Polo vai gerar 5 mil empregos nos próximos cinco anos e o segmento automotivo vai continuar sendo o maior empregador, mesmo com os esforços do governo e do setor privado para a diversificação industrial", diz o superintendente de comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Érico Oliveira. 
Segundo ele, outros 30% das vagas correspondem ao setor petroquímico, enquanto os 10% restantes estão em outros setores como metalúrgico e celulose. "Isso ocorre porque esses setores têm um nível de automação maior, com investimentos intensivos em tecnologia", completa.

 Expansões

"Teremos um crescimento expressivo no número de engenheiros com formação em engenharia mecânica, mecatrônica e elétrica. Tanto para recém-formados quanto os mais experientes", afirma a gerente de recursos humanos da empresa, Maria Amália Costa, sem revelar os salários.
 
Outro grande vetor de oportunidades está na indústria de pneus automotivos Continental, que pretende dobrar a capacidade produtiva da planta de Camaçari até 2015. Para isso, a empresa irá injetar US$ 210 milhões. "Isso nos permitirá otimizar processos, instalar novos equipamentos e criar mais 400 empregos diretos ", afirma o diretor da fábrica, Pedro Matos.

- Além do interesse em atrair novas indústrias, sobretudo no setor de autopeças, as expansões das fábricas já respondem também pela oferta de novas vagas. Até 2012, a Ford, única indústria automobilística do Norte-Nordeste, deve aumentar em até 20% sua mão de obra no centro de desenvolvimento de produtos, que hoje tem cerca de mil profissionais em Camaçari.
 
Até 2015, a estimativa é de gerar mil empregos diretos com a expansão da fábrica, que contará com investimentos de R$ 2,8 milhões para o Nordeste. O objetivo é aumentar a produção de 250 mil para 300 mil veículos por ano.



Fonte: Interior da Bahia