quinta-feira, 17 de março de 2011

1.385 candidatos disputam as 204 unidades do Residencial em Araci

O CONCIDADE-Conselho da Cidade de Araci esteve reunido na noite de ontem na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social para dirimir com muita responsabilidade e critérios pontuados na Resolução Nº 001 do Conselho questões que ainda seguravam o fechamento do grupo de 245 inscritos no Programa Minha Casa minha Vida em Araci.

Para as 104 unidades, a Caixa Econômica Federal sugere que seja feita uma seleção de até 245 pessoas com uma margem de garantia, pois existe ainda a possibilidade de algum inscrito ser rejeitado pela Caixa devido alguma irregularidade ou falta de enquadramento nas normas do programa no momento do fechamento final do mutuário. Para se chegar a esse numero entre os mais de 1.385 inscritos, foram eliminados logo a princípio 22% da lista por estarem fora do perfil da Resolução do Concidade e da Caixa que são: A renda do casal, O numero de dependentes, A situação de risco onde mora o candidato, ter a mulher como chefe de família e ser morador da área urbana. Ficaram enquadrados neste perfil apenas 505 inscritos. Esses inscritos, deveriam ainda passar por uma entrevista e ser achado dentro do perfil de vulnerabilidade social e foi aí que residiu a grande problemática da seleção. Segundo informou ao Conselho a Assistente Social Núbia, muitos criavam informações mentirosas nas fichas, mas na hora da entrevista a realidade social acabava por lhes tirar também daquela primeira pré-seleção. Destes pré-selecionados, apenas 137 se apresentaram para aferição da ficha social apresentada e faltam ainda 368 pessoas.

Haverá ou não sorteio?

Se as pessoas que ainda não passaram pela entrevista foram até amanhã às 17 horas, e foram todas entrevistadas, certamente haverá um sorteio para o crivo dos 245 nomes que serão enviados para a Caixa que deu um prazo até amanhã nesse horário. Se, todavia as pessoas não aparecerem e o numero dos entrevistados não alcançar os 245 nomes ou fechando essa quantidade, não haverá necessidade de sorteio e todos serão encaminhados para a Caixa. Foi isso que ficou decidido na reunião do Conselho com presença maciça de todos os seus 15 membros e presidido pelo presidente Adilson da Silva Pinho. De qualquer maneira a equipe da secretária Queinha, está afiada para entrevistar todos os que estão inscritos para tal. Tudo está reparado e havendo necessidade de sorteio, esse será realizado somente na manhã da sexta feira dia 18 para em tempo ser levada a lista para a caixa pelo presidente Adilsom e a secretária de Desenvolvimento Social Maria Betivânia. Que não for contemplado nessa fase, estará automáticamente inscrito para mais dois programas que estão certos. Com a Caixa, a R.Carvalho e a Habitar. Serão casas e vilages garantiu a secretária Queinha.






Fonte: Portal Folha