O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) criticou nesta sexta-feira (25) a decisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do governo federal, de distribuir três milhões de litros de suco de laranja para famílias afetadas pela seca na Bahia.
A distribuição, anunciada durante a reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, órgão colegiado que reúne sete secretarias de Estado e seus órgãos vinculados, deve começar na próxima semana. De acordo com a administração estadual, 106 municípios baianos receberão o suco que será produzido na cidade de Boquim, em Sergipe.
Segundo Imbassahy, o governo deveria se preocupar com ações efetivas de solução do problema, ao invés de adotar medidas, consideradas por ele, paliativas. “Não que a população não mereça receber suco de laranja, mas na atual conjuntura, é pensar muito pequeno. (...) O povo está precisando de água para beber, para a plantação e para o gado, que garantem a sua subsistência. Essa história de suco de laranja está me parecendo antecipação da campanha eleitoral para o governo”, afirmou. O tucano ainda criticou o fato de o produto ter sido adquirido no estado vizinho. “O secretário [da Casa Civil] Rui Costa [coordenador do comitê] justifica a decisão com a compra de achocolatado em Ilhéus. Deveria ter sido em Pernambuco?”, questionou.
Da Redação