quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Araci: Silva Neto concede entrevista à Rádio Cultura fm e fala dos primeiros dias de governo


O prefeito de Araci, Silva Neto, concedeu entrevista à Rádio Cultura fm, no programa Patrulha da cidade com o radialista José Socorro, na manhã da última segunda-feira (7).

O novo gestor relatou a situação de como encontrou o município logo após receber a prefeitura no dia 1º de janeiro de 2013. “Fizemos um levantamento de todos os setores e secretarias, a prefeitura de Araci encontra-se em situação difícil e com diversos problemas estruturais, e estamos enfrentando diversos problemas para executar os serviços,” disse o prefeito.

Segundo Silva Neto o hospital do município encontra-se sem o alvará de funcionamento, e que corre um sério risco de ser fechado a qualquer momento pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o aparelho de raio-X não encontra-se no hospital, uma assistência técnica levou um aparelho e deixou o outro. Os leitos apresentam diversos problemas, e abrigam diversos insetos e roedores, a prefeitura está restabelecendo a partir de hoje o atendimento médico com dois profissionais. O posto de saúde encontra-se com várias dificuldades de funcionamento na parte elétrica, temos a informação de que uma cadeira odontológica foi queimada devido a um curto circuito.

Os aparelhos de Ar-condicionado da Prefeitura têm vários com problemas, e muitos computadores com configurações abaixo da necessária para um bom funcionamento, dificultando assim os trabalhos de alguns setores. Diversos órgaos com contas de energia e água atrasadas, o município encontra-se em débito com a coelba, mas estamos fazendo um levantamento dos valores e já foram solicitados da empresa responsável para que possa ser feito uma renegociação para o pagamento da dívida que hoje existe.  Várias secretarias sem prédios para funcionamento um exemplo é a secretaria de Cultura. Diversos veículos em péssimo estado de conservação, como uma ambulância recém adquirida que se encontra na garagem parada com a caixa de marchas quebrada.

O alcaíde lembrou que a prefeitura de Araci ainda esta em fase de transição, e vai até o dia 9 de fevereiro com a apresentação do relatório final, onde será feito o relato de todas as dificuldades que esta sendo encontrada pela equipe de transição.

Mesmo com a situação caótica que foi encontrada já foi estabelecido os serviços básicos de saúde como: Hostipal, Posto de Saúde e a Secretaria, na próxima semana serão reativados os PSF´s dos Bairros, iniciando a coleta de lixo que ficou acumulado por três meses nas ruas, já está sendo feito o procedimento para revitalizar o aterro sanitário, reiniciando os procedimento de limpeza do mercado municipal para que os comerciantes possam atender seus clientes.

O serviço da coleta de lixo já coletou cerca de 400 toneladas de lixo e entulho, aos poucos está sendo reestabelecida a coleta na cidade. foram também identificados 31 pontos de esgoto estourado na cidade. Outro ponto avaliado pelo prefeito foi à festa de reis realizada pela secretaria de Cultura e Turismo, onde resgatou o conteúdo cultural do município buscando priorizar a cultura popular do município, pela primeira vez homenageando os baluartes deste grande festejo.

A Iluminação pública já começou a ser restaurada, com substituição de lâmpadas e serviços elétricos, foi dado inicio em algumas avenidas e na BR-116.

Neto pediu à população que tenha mais um pouco de paciência para que possa organizar todos os setores. Lembrou que em seu discurso de posse disse “fazer as coisas da maneira correta as vezes incomoda muita gente.”  e já tem muita gente incomodada com isso!

Foi feita algumas alterações no quadro de primeiro escalão, onde foi feito a nomeação a Senhora Glória Firmo (enfermeira) para assumir a Secretaria de Saúde do Município.

Foi sugerido pelo Radialista José Socorro que o prefeito possa criar um programa de rádio para que possa ser um meio de comunicação entre a prefeitura e o cidadão, a ser vinculado na rádio de Araci uma vez por semana. Silva Neto relatou que é de fundamental importância a utilização desse programa de rádio, para que a população possa ficar ciente da situação de tudo que se é realizado pela prefeitura.

No final de sua entrevista o prefeito falou que será feito um bom serviço no município, e não permitirá  que ninguém nesse governo caminhe fora da lei, e que irá trabalhar de acordo com o que a lei determina.

Agradeceu a Deus pela força, e mais uma vez pediu a compreensão do povo. E que está aos pouco fazendo que a prefeitura funcione de forma como deve funcionar. E conta muito com o apoio da população.(Assecom)



Da Redação