domingo, 16 de setembro de 2012

Araci: Rádio Comunitária promove debate e possibilita avaliação melhor dos candidatos

A Rádio Comunitária Cultura FM de Araci, realizou na manhã deste sábado (15) um grandioso debate da com os candidatos a prefeito que pleiteiam o cargo para os próximos quatro anos no município de Araci. 

O objetivo do evento promovido pela Cultura FM é possibilitar que o eleitorado Araciense possa avaliar de forma mais nivelada, os postulantes ao governo municipal durante os próximos quatro anos.

O debate teve inicio rigorosamente às dez e trinta e um minuto da manhã e contou com as presenças dos dois candidatos, a prefeitura, Maria Edneide Torres Silva Pinho (Nenca) (PSD), da Coligação Araci Merece o Melhor, Antônio da Silva Neto (Silva Neto) (PDT) da Coligação Um Novo Tempo, Uma Nova História. 

Pelo regulamento do debate e acordo previamente estabelecido entre os assessores dos candidatos, a plateia não poderia se manifestar, nem a favor e nem contrariamente. Nada de aplausos e muito menos vaias, por isso, num clima de silêncio e expectativa.  O debate foi mediado pelo radialista George Silva. Os candidatos tiveram pouco mais de duas horas para debaterem as suas idéias e apresentarem propostas.

Os blocos foram divididos em seis, sendo cinco blocos para perguntas e respostas e o ultimo para as considerações finais dos candidatos. 

Bloco 1
A candidata Nenca foi sorteada para iniciar o primeiro Bloco de saudações. A candidata saudou a todos, saudou seu adversário, elogiou a iniciativa da Rádio Comunitária e foi mais além que as simples saudações. Falou do descaso de quatro anos de como o município foi administrado pelo grupo do candidato adversário. Comentou lembrando-se do último debate em 2008 dizendo que aquele era bem diferente explicando que ela tinha o que mostrar o município é outro e a cidade melhorou e se desenvolveu.

O candidato Silva Neto em seu momento das saudações também saudou a todos, fez saudações à sua adversária a quem durante o debate a tratou de senhora Nenca e elogiou a iniciativa dos organizadores do debate. Em suas primeiras palavras disse que Araci vivia a necessidade de uma mudança e de um novo tempo. Falou de seu tempo de jovem, quando por falta de uma estrutura de ensino no município foi obrigado como muitos jovens a deixar sua terra e ir à busca do preparo lá fora. Mas que depois de preparado retornou e que por iniciativa própria ingressou na politica para ser útil à sua terra. Em minha primeira tentativa de colocar meu nome para apreço do povo tive 9.880 votos em uma eleição para deputado estadual, disse o candidato. Silva Neto falou ainda que estava ali para discutir idéias, não falar sobre o passado de seu pai (Zedafó), se quiserem atacar que ataquem Silva Neto, pois sou eu que estou disputando com  a senhora, finalizou o primeiro bloco.

Bloco 2.
O segundo Bloco das perguntas, foi aberto pelo candidato Silva Neto que comentou da realidade da educação de Araci em relação ao IDEB e perguntou à candidata Nenca sobre duas escolas que estava na lista dos piores índices na Bahia.

A candidata Nenca respondeu perguntando por que o pai dele cuidou dele proporcionando-lhe uma educação de qualidade lá fora e se esqueceu de cuidar de milhares de crianças para as quais ele não fez sequer uma sala de aula enquanto governou o município.

O candidato Silva Neto usando da réplica disse que a candidata não tinha nem respondido a pergunta dele que era sobre o IDEB, quando referiu-se a falar novamente do passado de seu pai ( Zedafó) e disse ainda que as escolas que a candidata construiu foram através de convênios que seu pai havia deixado assinado e que ela deveria ter aplicado o dinheiro que gasta com publicidade e marketing institucional do seu governo em educação, dinheiro este que foi muito e daria pra construir muitas salas de aula.

A candidata Nenca revidou na tréplica falando do lema da campanha adversária dizendo: “O futuro é agora” porque eu preparei esse futuro… e continuou em sua tréplica perguntando: Os tribunais condenaram o ex-gestor que é seu pai a devolver mais de R$ 3 milhões que desviou do FUNDEF, o senhor se ganhar o que eu acho difícil, vai usar o dinheiro do município para pagar a dívida ou vai deixar seu pai ir para a cadeia?

O que respondeu em sua tréplica o candidato Silva Neto: Zedafó deve ser julgado pelos seus erros do passado e a senhora também tem problemas e tem erros na mesma ordem em sua família.

O 3º Bloco teve temas livres para ambos candidatos, que expõe suas propostas.
O 4º Bloco teve perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, o 5º Bloco também.

Enquanto o 6º bloco ficou reservado para os agradecimentos do mediador e as considerações finais dos candidatos.

Imagens












Da Redação