A quaresma e principalmente a Semana Santa, é um dos períodos que a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Araci recebe maior número de pessoas – perdendo apenas para o dia oito dezembro, festa da padroeira. É uma época em que a pessoas católicas une momentos de penitência e oração com a família e os amigos. Hoje, a Semana Santa é uma tradição imortal que é passada de pai para filho.
Na celebração do Lava Pés que aconteceu na noite de ontem, o Padre Luís Admir encenou a passagem bíblica em que Jesus lavou os pés dos discípulos. Devido o tema da Campanha da Fraternidade, que este ano abordou “Fraternidade e Saúde Pública”, as doze pessoas que tiveram seus pés lavados foram representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Agentes Comunitário de Saúde, um momento em que mostrou que somos convidados para servir e não para ser servido, assim seja também na saúde pública.
“Estamos chegando ao final, mas é a partir de agora que devemos continuar a valorizar a saúde. Portanto, a saúde pública é algo que favorece a nossa vida como cristão e como comunidade, vamos zelar pela saúde do nosso povo” – palavras do Padre Admir, no fim da sua homilia.
No momento da comunhão, seis ministros eucarísticos fizeram a distribuição da hóstia sagrada molhada no vinho representando o corpo e sangue de Jesus, que Ele deu aos seus discípulos na última ceia.
Depois da celebração, uma multidão seguiu a pé para ao morro do Bonfim, com as tochas acessas. Este é um dos momentos mais esperados pelos fiéis em todos os anos. Crianças, jovens e adultos, homens e mulheres caminharam entoando cânticos quaresmais.
Hoje pela manhã, pessoas ainda faziam penitência subindo ao Bonfim e faziam suas orações na Capela que fica no alto do morro. A Igreja ficará aberta durante o dia para as orações e vigílias.
No fim da missa o Padre ainda pediu que os católicos fizessem abstinência e jejum. “Não façam banquetes. A sexta-feira é um dia de celebrar o silêncio e de fazer penitência” – Disse.
Nesta sexta-feira (06), por volta das 15 horas haverá a procissão por ruas da cidade com a imagem do Senhor Morto. Depois, a Igreja ficará fechada até a noite de sábado.
Fonte: Portal Folha