Manuel Nunes hoje secretário de esporte do município, explicou detalhes sobre a organização do campeonato rural de Araci. Com um único objetivo: despertar nos jovens da zona rural o interesse pelo esporte e buscar nos campos rurais talentos na arte do futebol para compor a base de atletas do município.
O campeonato será composto por 40 equipes representando diversas comunidades rurais de várias regiões do município.
Um critério claro do campeonato é que os jogadores têm que ser do município, de preferência da comunidade. Cerca de mil deles estará envolvido diretamente com as equipes no campeonato.
Com início previsto para o dia 18 de fevereiro, a secretaria vai definir nesta segunda-feira (13), em sorteio, as comunidades que abrirão o campeonato.
“Vamos trabalhar com equipes das comunidades pequenas que nunca tiveram a oportunidade de participar de grandes campeonatos” – Manuel Nunes. |
Os campos que receberão os jogos do campeonato foram reformados e receberam traves e rede novas. O secretário afirmou ainda que as equipes vão receber bolas, acessórios e uniformes – cada equipe receberá uniforme diferenciado no design e cor. Outro detalhe, é que as comunidades que participam de outros campeonatos, como o araciense, não vão participar do campeonato rural. “Vamos trabalhar com equipes das comunidades pequenas que nunca tiveram a oportunidade de participar de grandes campeonatos” – afirmou Manuel Nunes.
O campeonato terá oito grupos de cinco equipes cada que jogarão entre si, dentro do grupo na primeira fase. Das cinco equipes, apenas duas vão se classificar para a próxima fase – o mata-mata que deverá ter 16 times que farão jogos de ida e volta. Os classificados da segunda fase (mata-mata), vão para as fases finalistas onde sairão as duas melhores equipes que disputará a grande final.
Os jogos acontecerão sempre nos finais de semana – sábado e domingo – e na primeira fase, em um só dia, acontecerá 20 jogos um em cada comunidade conforme a tabela.
A secretaria de esporte vai treinar os árbitros e os bandeirinhas das próprias comunidades e as torcidas terão bandeirolas para torcer com toda energia pela sua equipe do coração.
Fonte: Portal Folha
Fonte: Portal Folha