Muito embora sua bandeira de erradicação da pobreza se pareça com a do governo do PT que se instalou no país há quase 10 anos, a ActionAid vem há mais de 39 anos trabalhando no mundo com a missão de vencer a pobreza em mais de 40 países.
Nestes 12 anos de atuação no Brasil, essa Ong como organização não-governamental, sem fins lucrativos, já envolve mais de 200 organizações de base em várias regiões, atingindo quase mil comunidades e beneficiando mais de 300 mil pessoas.
Neste feriado de 15 de novembro, como que de uma forma incrível, uma comunidade do município de Araci chamada Barbosa, entrou nessa lista entre as mil do Brasil e sua população foi somada entre as 300 mil pessoas alcançadas com as ações da ActionAid.
O trabalho é desenvolvido em parceria com grupos e organizações locais de comunidades pobres provendo alternativas de superação das dificuldades e garantindo o acesso aos direitos básicos como alimentação, saúde, moradia, educação, igualdade entre homens e mulheres, raças e etnias.
O assistente de captação de doadores Fábio que estava na comunidade do Barbosa com mais outras 11 pessoas doadoras da Ong, explicou que foi através do MOC e APAEB de Araci que a comunidade do Barbosa entrou no rol de comunidades assistidas. Lá um grupo de mulheres da cadeia produtiva foi beneficiado com um mutirão de ações realizado pela 2ª vez no município de Araci chamado de “Mãos na Massa” que em parceria com a Prefeitura Municipal ampliaram a sede produtiva fazendo reparos, pintura, implantação de uma horta e entrega de equipamentos para a sede da associação como fogão, geladeira, mesas, cadeiras, computador, tudo isso realizado em um único dia.
Todos os representantes da ActionAid, do MOC, da Prefeitura, da Apaeb, do Sintraf colocaram efetivamente a mão na massa para realização daquele mutirão em benefício da associação das mulheres produtoras do Barbosa. A prefeita Nenca, sempre acompanhada pela vereadora Gilmara que é líder no Barbosa, colocaram a mão na massa. Edcarlos da Apaeb, o visitante representante Fábio da ActionAid que veio do Rio de Janeiro e todos os seus companheiros doadores também colocaram a mão na massa e tudo estava pronto no final do dia.
Fábio disse que sua visita à comunidade do Barbosa era como mais uma ação integrada com todos os parceiros que a cada um fazendo sua parte convêm para ajudar a tirar os 16,27 milhões de brasileiros que ainda vivem abaixo da linha da pobreza.
Fonte: Portal Folha