
Computador e acesso a internet no campo. Este é o objetivo do Programa de Inclusão Digital Rural, lançado em 20 de maio de 2009, pelo Sistema CNA/SENAR. Em Araci, o Sindicato Rural – SRA, através do programa já montou cinco centros de inclusão digital rural nos povoados de Bento, Várzea da Pedra, Povoado de Tapuio, Povoado Barreira, Assentamento Santa Virgínia. Os computadores que compõe esses centros uma parte foram doados pela fundação Banco do Brasil e outra pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil. O SRA estuda ainda a implantação do sexto centro que está para ser instalado entre quatro localidades.
O povoado Queimada do Borges é a primeira comunidade a ser beneficiada com o programa de inclusão digital rural, em que 15 alunos já estudam as primeiras partes básicas do ensino de informática. Os alunos rurais aprendem os conceitos de informática básica, edição de texto e planilhas eletrônicas e sobre como usar a internet e o e-mail. Além disso, é ensinado o passo a passo das ferramentas disponíveis no Canal do Produtor e como utilizar, da melhor forma, as informações sobre o setor agropecuário brasileiro.
O Sindicato Rural de Araci, através do Sistema CNAFAEB/SENAR, tem tradição neste trabalho de capacitação do homem do campo, “agor
a com a chegada da era digital os produtores passaram a ter uma nova visão e conceito do empreendedorismo rural” – conta o presidente do SRA, William dos Anjos.
Segundo o portal o Canal do Produtor, por meio do Programa de Inclusão Digital Rural, é oferecido o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador, acessem a internet e busquem as informações que precisam para obter melhores resultados na gestão de suas propriedades rurais e negócios.
Por: Natália Araújo e Do Karmo