segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Comunidade católica de Araci se despede de Padre Osvaldo

Um domingo diferente. Um dia em que nem só os católicos, mas também seguidores de outras religiões pararam para dar adeus ao Padre Osvaldo Oliveira Pinto ou simplesmente “Padre Osvaldo”, como por todos era conhecido e chamado. O padre dos alicerces das edificações, dos movimentos comunitários e sociais da igreja católica de Araci.

Padre Osvaldo foi vigário de Araci por 44 anos e celebrou como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Raso sua última missa no dia 31 de dezembro de 1992. Em sua trajetória sacerdotal, implantou obras e realizou ações que o imortalizará na comunidade católica de Araci que se despediu de seu histórico padre no cerimonial com muitas emoções e homenagens.

Padre Osvaldo faleceu aos 93 anos, na madrugada desse domingo, 31 de julho, vítima de falência múltipla dos órgãos no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Araci. Por volta das duas horas da manhã o plantonista do hospital confirmou o óbito do vigário.
O Corpo foi velado no Centro paroquial que leva seu próprio nome. Uma missa foi celebrada pelo Padre Rutheberg e Padre Luis Admir da Paróquia de Araci com a presença das Freiras, Seminaristas e outros padres dos municípios vizinhos. Estavam presentes ainda autoridades públicas como a Prefeita do Município Nenca, Vereadores, Secretários municipais e o ex-prefeito Zé da Fó.
Cerca de 1.300 pessoas lotaram o salão nave do Centro Paroquial para homenagear e despedir-se do Padre Osvaldo, que num caixão florido foi colocado enfrente ao altar montado, onde foi celebrada a missa que começou por volta das 16h30. Os fiéis e amigos do Padre acompanharam a celebração e se emocionaram na homilia do Padre Admir e nas homenagens feitas por pessoas e pela Prefeita Nenca que chorou ao falar um pouco do laço de amizade que tinha com o vigário.
Após a celebração e as orações sacras junto ao corpo, o cortejo saiu pelas ruas da cidade passando pela Praça da Conceição e seguiu para o Cemitério São João Batista. Por volta das 19 horas o corpo chegou ao cemitério acompanhado de uma grande multidão que cantavam e agradeciam as benfeitorias realizadas por Padre Osvaldo quando ainda em vida estava.
O Túmulo – A Igreja Católica concretizou ainda mais sua homenagem ofertando-lhe um túmulo dentro da Igreja do cemitério. A sepultura foi construída no piso da Igreja ao lado do túmulo da Freira Terezinha e receberá uma lápide com seus dados e uma mensagem.
Imagens

Fonte: Portal Folha