terça-feira, 19 de julho de 2011

Araci: Sindicato Rural cria pólos para propagação da Abacaxicultura

O Sindicato Rural de Araci – SRA – no seu centro de adaptação de tecnologias de técnica para o semi- árido comporta uma unidade experimental do cultivo de abacaxi. A unidade foi instalada em julho de 2010, através de uma parceria entre o SRA e a Embrapa Semi-Árido, para estudos do comportamento e adaptação do abacaxizeiro no clima de Araci.

Com um ano e meio de cultivo, inicia-se a produção da abacaxicultura. Hoje, com um ano, o abacaxi experimental do centro está pronto para passar pelo processo de indução. Dentro de trinta dias os abacaxizeiros serão submetidos à indução por técnicos da Embrapa.

Devido o resultado satisfatório, o Sindicato já formou cinco pólos na zona rural do município para propagar o cultivo. São eles: João Vieira, Pedra Alta, Tapuio e Barreira, que envolverão as associações comunitárias locais. O quinto pólo responde a região da sede do município que envolve a localidade próxima, a exemplo das regiões de Jacu, Serra Branca, Fubá e outros.
Os produtores passarão por treinamento para criarem noção do cultivo. Segundo o Presidente do SRA, William dos Anjos: “Em parceria com a Embrapa e as associações envolvidas, o Sindicato vai ministrar os cursos de treinamento e capacitação dos produtores que receberão as mudas do abacaxi.”

Por: Do Karmo Carvalho / Redação: Natalia Araújo
Sindicato Rural de Araci