segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caldas do Jorro: São João bateu recorde de público, aproximadamente 30 mil pessoas

Caldas do Jorro, potencial distrito de Tucano já é conhecido nacionalmente pelas altas temperaturas de suas águas, nos últimos sete anos de administração do prefeito Rubinho (PSB) a principal festa do município passou a ser o São João. Na condição de cidade turistica não poderia pensar em fazer festa sem grandes atrações, e assim vem sendo. Este ano teve Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José e Forró do Bom, sem contar com outros destaque regionais.


Um dos momentos que marcou o tradicional “Arraiá das Águas Quente”’, em Caldas do Jorro, foi o show de Zé Ramalho, que subiu ao palco á zero hora de domingo (26) e fez o público, segundo a comissão organizadora, tinha aproximadamente 30.000 pessoas, cantar com sintonia de um coral musical conhecidos a exemplo de “Chão de Giz”, “Avohai” e “Vila do Sossego”. O músico sabe que cantar esses três sucessos no show é quase uma obrigação, porém está longe de reclamar disso e entende que parte do seu público é formado por quem nem era nascido quando seu primeiro álbum foi lançado. Zé Ramalho começou o show cantando “É a vida”, de Gonzaguinha.


A apresentação de 01h37 foi marcada por inúmeras novidades baseadas na mistura de elementos da cultura nordestina, como cantadores, repentistas e rabequeiros, bem como da Jovem Guarda, do baiano Raul Seixas e até dos
 Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.

Aos 62 anos, nascido em Brejo do Cruz (PB) José Ramalho Neto, filho de uma professora primária e de um seresteiro, começou sua vida artística no início da década de 70. Junto com os amigos Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Amelinha e Fagner,  viveu grandes momentos e compartilhou eternas canções.

O investimento realizado nas festas de São João do Jorro, segundo o prefeito, foi de aproximadamente um milhão de r
eais, tendo como parceiro a cervejaria e a Bahiatursa. Ele lembrou que houve uma reação no início, isto em 2005, quando, além de deixar de promover a micareta, optando pela festa de São João, resolveu transferir o evento da sede do município para o Distrito de Caldas do Jorro, dentro de um projeto de revitalização da estância hidromineral. “O nosso São João atrai turista de todo Brasil e aprova disso são os hotéis que estão todos completamente lotados e mais de cem casas foram alugadas”, festejou.

O prefeito disse também que os santos festeiros comemorados em junho, São Antônio, São João e São Pedro, todos são festejados com muita alegria, onde são montadas boas estruturas, sistemas de som e iluminação. “Nós começamos com Santo Antônio do Creguenhem, depois os quatro dias de festa no Jorro e por último o São Pedro de Poço Redondo, onde está contratada a Banda Mulheres Perdidas”, afirmou Rubinho.

São João do Jorro é encerrado com Elba Ramalho

Com  quatro dias de muita festa e grandes atrações o São João de Caldas do Jorro encerrou no domingo, dia 26, colocando-se entre os melhores São João da Bahia e para fechar com chave de ouro a cantora Elba Ramalho subiu ao palco, dando início a um grande show que manteve lotada a praça de eventos durante duas horas em que a estrela nordestina brilhou, com seu carisma, agradeceu ao prefeito da cidade Rubinho, pela oportunidade de fazer seu primeiro show em Caldas do Jorro.

Do frevo, xote, forró ao pé-de-serra, Elba Ramalho cantou com um coro composto pelas vozes da platéia, que acompanhou atentamente cada música. No repertório, a cantora relembrou a cultura brasileira por meio de canções de músicos consagrados, como Dominguinhos, Luis Gonzaga, Flavio Jose e Zé Ramalho.

Ninguém ficou parado. Na praça de eventos, um balanço só acompanhando o ritmo e a energia contagiante de Elba após as melhores canções.

Puro Desejo entrou em cena, levando o povo até o raiar do dia, encerrando a programação em grande estilo.


Fonte: CN/fotos:Raimundo Mascarenhas e tucanobr.com