quarta-feira, 22 de junho de 2011

Adrenalina em meio à caatinga: I encontro de Trilheiros em Araci

O domingo 19 de junho de 2011 em Araci foi um dia de muitas aventuras na trilha enroscada em meio à caatinga. A adrenalina subiu e a poeira tomou conta do ar no I Encontro de Trilheiros em Araci, o que seria apenas uma trilha virou a maior festa do dia na caatinga e na Praça da Conceição, aponto de reunir centenas de pessoas para curtirem o ronco dos motores enfurecido pela capacidade profissional e amadora de motoqueiros que são os verdadeiros artistas em cima de duas rodas.
O evento que reuniu cerca de 70 motoqueiros entre profissionais e amadores começou por volta das 9 horas na concentração enfrente ao palco na praça matriz, e em seguida, o comboio saiu em direção ao Morro do Bonfim local onde começou a trilha.
Além dos Trilheiros de Araci, tinha também Trilheiros da cidade de Tucano e Serrinha, todos bem equipados e montados em motos de trilhas, o que deixou o evento mais eletrizante. Outros pilotos amadores seguiram também na trilha com motos pequenas e baixas o que impossibilitou de acompanhar os Trilheiros, aos poucos os mais despreparados e essas motos pequenas foram ficando para traz, uns dois ou três apenas conseguiram sobreviver aos obstáculos da trilha.
A trilha começou no Morro do Bonfim passou pela região da Moderna seguiu para a região do Jacu e Cortiço, as motos saíram na localidade do Cata vento as margens da BR 116. Daí os Trilheiros pegaram uma trilha mais difícil com ladeiras, pedregulho e areia, mas nada impossibilitava os pilotos a passarem.
 As motos passaram próximo à localidade Nazaré, seguiram no sentido Araci pela estrada de João Vieira e voltaram num corredor até encontrar a estrada de Pedra Alta. Novamente os Trilheiros entraram em outro caminho obscuro onde deu saída a estrada do Poço Grande já próximo a barragem da Laranjeira, ali mesmo, as motos invadiram a caatinga em caminhos dificultosos, e cerca de 8 km de
pois vieram ter acesso a estrada da lagoa de Cima – já por trás do Morro do Bonfim – seguiram sentido Queimadinha e depois pegaram um caminho em meio à caatinga aonde chegaram à antiga estrada da Serra Azul, daí os Trilheiros se reuniram novamente em cima do Bonfim, local do ponto inicia
l da trilha– nesse momento a quantidade de motos era bem menor do que no inicio. Quase todos os amadores ficaram no caminho e outros desistiram logo no inicio – os Trilheiros desceram o morro e fizeram a entrada triunfal na cidade até a Praça da Conceição cerca de 4 horas depois de ter saído. Na praça foi montada uma confraternização para todos participantes, em seguida os Trilheiros caíram na festa que encerrou o  primeiro encontro de Trilheiros de Araci
O evento marcou uma nova era para as atividades esportivas de Araci, vale lembrar que o encontro de Trilheiros em Araci foi estréia, ma
s uma estréia que deixou um gostinho de quero mais. Esse tipo de evento é importantíssimo para o desenvolvimento turístico do município, além de ser uma oportunidade lúdica de mostrar o que temos de melhor no seguimento do esporte aventureiro.