sexta-feira, 1 de abril de 2011

Secretário de Estado colhe experiências no Poço Grande

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza Carlos Alberto Brasileiro, visitou na manhã dessa sexta-feira (1) a vila de criação e produção de pescados do Poço Grande. Recepcionado pela Prefeita Nenca, pelo Presidente da Câmara de Vereadores Edvaldo Pinho, pelo Presidente da Associação dos Pescadores do Poço Grande Francisco de Assis e pelos pescadores, o secretário demonstrou satisfação ao ver pela primeira vez o projeto, legado deixado pelo seu antecessor Valmir Assunção.

Carlos Brasileiro foi prefeito por duas vezes no município de Senhor do Bonfim se elegeu deputado e com a reeleição de Jaques Wagner foi indicado pelo governador para assumir a SEDES. O secretário é filho de um agricultor e uma costureira e por isso conhece bem as necessidades das comunidades principalmente aquelas do semi-árido baiano.
Carlos demonstrou também ser conhecedor da eficiência e dos benefícios que os projetos geradores de renda trazem para as comunidades carentes do semi-árido baiano, um exemplo segundo ele, é aqui o Poço Grande que sem mudar a rotina cultural dos pescadores, famílias têm o que comer.

O secretário disse ao Folha que o objetivo da visita era para colher experiência do projeto de piscicultura implantado no açude para levar a outros municípios baianos que têm represas. “Sabendo dessa riqueza daqui, não poderia deixar de vim ver de perto essa realidade e quero sair daqui com um olhar próprio na intenção de levar esse projeto a outras regiões semi-áridas da Bahia.” Brasileiro parabenizou os pescadores em nome do Governador Jaques Wagner e disse estar apto a ajudar no andamento do projeto.

O Presidente da Associação Francisco de Assis, popularmente conhecido como Chico Rico, cobrou do secretário a eletrificação da vila dos pescados e a construção de sanitários e cisternas para cerca de 50 famílias que moram numa ilha e nas margens do açude.  O secretário tomou nota imediatamente e solicitou a prefeita Nenca um levantamento das necessidades dessas famílias.

Depois do rápido encontro com os pescadores o secretário acompanhado da prefeita e do assessor embarcou numa canoa para ver de perto os tanques redes. “É muito bom isso aqui, parece coisa de outro mundo” disse Carlos no meio do lago ao chegar perto de um tanque rede e ser recepcionado com a agitação dos peixes.

Depois a comitiva visitou o Complexo Turístico do Poço Grande e em seguida se reuniram num almoço em um restaurante no povoado para saborear as delícias caseiras a base da Tilápia e do Tambaqui. O secretário prometeu voltar em outro dia com mais tempo para não só visitar a comunidade como também aproveitar as boemias oferecidas por lá.

Veja a imagem

 Ao lado da Prefeita Nenca o Secretário Carlos Brasileiro ficou bem próximo dos tanques redes





Fonte: Portal Folha