quinta-feira, 7 de abril de 2011

Araci: Fazendeiros denunciam lixão no povoado do Quererá


Os lixões não são mais uma exclusividade das cidades, esse problema chegou também na zona rural e causa mais prejuízos ambientais de que os das cidades por não terem acompanhamento técnico.
O exemplo desse problema vem do povoado do Quererá distrito do município de Tucano. A comunidade que tem cerca de 100 famílias deposita seu lixo sem seleção em um local estreito as margens da estrada de acesso ao povoado, sem aterramento e próximo a riachos e valetas que leva água das chuvas as represas e tanques das propriedades vizinhas. O caso mais lamentável é que um dos braços do riacho de correnteza da Barragem de Serra Branca fica a menos de 250 metros do lixão.
Os fazendeiros e proprietários temem prejuízos em suas criações de gado e caprino. Segundo eles, a sacola plástica ao ser ingerido pelo animal pode matar por asfixiamento ou indigestão, por não digerir o plástico. O vento desprende a sacola do lixão e leva para os pastos, uma poluição de décadas e um risco para a alimentação dos animais pastados.
Segundo moradores, o local do lixão do povoado foi escolhido pela prefeitura do município, e o lixo é colhido no povoado por uma carroça é jogado no local sem nenhuma fiscalização.


Fonte: Portal Folha