terça-feira, 12 de abril de 2011

Araci comemora seus 52 anos de Emancipação

Emancipação política de Araci, enquanto processo histórico desenhou-se muito tempo antes de sua data magna hoje registrada nos anais de sua história político-administrativa que é o “07de Abril”.

Depois de fundado pelo seu desbravador capitão José Ferreira de Carvalho em 13 de dezembro de 1812 obteve na mesma data de seu aniversário de descobrimento 13 de dezembro de 1890 a Carta Foral sendo elevado à categoria de município. Aos 118 anos de sua fundação já município de Araci foi atingido como outros do país pelas marcas da revolução de 1930.  Com a saída o presidente Washington Luiz e a assunção do ditador Getúlio Dorneles Vargas, aos governos estaduais foram depostos e os municípios passaram por uma transformação política. Como todos os municípios do nordeste baiano Araci também foi assolado pela histórica seca de 1931. Arrasados e sem renda de até trinta contos de réis/ano, foram vitimados por decretos que os suprimia e em julho de 1931 Araci deixou de ser município autônimo, passando a ser uma subprefeitura de Serrinha.

De fato que para entendermos como o Araci se tornou uma célula municipalista independente, devemos perceber que as transformações políticas, econômicas e sociais passaram a acontecer desde esse momento de sua supressão e passado o tempo de 23 anos quando em 21 de novembro de 1954, aconteceu a realização das eleições unificadas em todo o país. Houve nessa data a eleição de Serrinha e ao eleger o prefeito Horiosvaldo Santos, eis que nasce o primeiro baluarte dessa redesenhada independência com a reeleição de José Oliveira Lima.

Há de se reverenciar esse momento histórico da reeleição de José Oliveira Lima, e do governador Antônio Balbino e do senador Juraci Magalhães. Esse momento político voltou acendeu em José Lima a vontade lutar de novo pela volta da liberdade definitiva de sua terra e com a força política do senador Jurací Magalhães ele reiniciou a luta pela liberdade e viu o resultado de sua luta recompensada com “Parecer da Comissão de Negócios Municipais da Assembléia Legislativa” publicado no Diário Oficial de 29 de agosto de 1956 “favorável à restauração do município de Araci, instalação e fixação de seus limites”. O Projeto n. 386 que tratava da matéria chegou à 3ª discussão tendo sido aprovada sua redação final em 31 de outubro.

Veja algumas imagens 

 
A briosa Guarda Municipal reverencia a data magna do município

 
 O Conjunto de Sinos do IAENE deu um brilho especial ao sete de abril

 
 O Repentista Zé Pedreira emprovisou seus versos na tarde de festa

 
A Fanfarra Bamuara desfilou e tocou em homenagem dos 52 anos




Fonte: Portal Folha