domingo, 10 de abril de 2011

Fuga de 13 presos neste final de semana expõe fragilidade do sistema carcerário baiano


Alvo de muitas críticas nos últimos anos, neste final de semana mais uma vez o sistema carcerário baiano expôs toda a sua fragilidade.
Na madrugada deste sábado(09), nove presos fugiram da cadeia Pública de Una, no sul da Bahia. Segundo a polícia, os fugitivos serraram as grades, quebraram o cadeado de um portão de acesso a um pátio interditado e ainda tiveram tempo para abrir uma parede usando chave de fenda.
Fugiram da Cadeia de Una, Jorge Bispo dos Santos, Aldir Conceição dos Santos, Fabio Santana de Brito (Genilson), Wislan Passos Cerqueira (Buzu), Alisson Santos e Santos (Alinho ou Ratinho), Franklin dos Santos Silva, Evanildo Santos de Oliveira, Rafael Alves Oliveira, Welton Araújo Souza (Duberê), dos nove fugitivos, quatro são acusados de homicídio.
Já Na madrugada de ontem(08), quatro detentos de alta periculosidade  fugiram pela porta da frente da delegacia de Polícia Civil da cidade de Queimadas.

O fato sucedeu-se após os detentos conseguirem pegar a chave da cadeia que estava em uma sala do presídio próximo a cela. O delegado Dr. Luciano Castelo, informou ao Portal de Notícias que os presos utilizaram um cabo de vassoura, um cano PVC, retirado da parede da cela e alguns lençóis para fazer uma vara que possibilitou a retirada da chave da gaveta. Com a chave do presídio na mão os meliantes abriram as grades e saíram normalmente pela porta da frente da delegacia.

O único carcereiro que estava de plantão alegou que no momento da fuga estava no banheiro e não percebeu a movimentação dos criminosos.
Fugiram da Cadeia de Queimadas, Herculos Passos Lima, traficante, Evanildo Tatai, preso por porte ilegal de armas, José Costa, por violência doméstica e Jorge de Oliveira por homicídio.

Fonte: Portal Cansanção