segunda-feira, 14 de março de 2011

Prefeitura de Araci fará obelisco no Pórtico homenageando a Maçonaria


Com a notícia da inauguração da Loja Maçônica Acácia Araciense no próximo dia 30 de abril, a Prefeitura Municipal a exemplo de muitas prefeituras do país construirá um obelisco com o emblema da Maçonaria e Placa Comemorativa da inauguração da primeira loja na cidade. Monumentos dessa natureza são muito comuns nas cidades brasileiras e são colocados geralmente na entrada da cidade saudando os passantes e dando boas vindas aos que entram na cidade. Quando não se encontra um obelisco da Rotary Club, se acha do Lions Clube ou da Maçonaria entidades que de modo geral contribuem com pó progresso da cidade onde atuam como organização.
A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando-se de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente se uniram para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade. Admitindo em seu seio, homens de caráter, sem consideração à sua raça, cor ou credo, a Maçonaria se esforça para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal. Tenso por missão primordial o “fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos” a Maçonaria persegue a prática das virtudes e da caridade, confortar os infelizes, encarar de frente à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados e dar novas esperanças aos desesperançados.
A sugestão de unir os dois momentos de festa de inauguração e de homenagem por parte do poder público partiu do radialista José Socorro da Silva, que mesmo não sendo maçon, na compreensão do que representa a inauguração da primeira loja na cidade, procurou a prefeita Nenca e sugeriu a homenagem.
Homenagem:
Construção de um obelisco na entrada da cidade em forma de pirâmide com os emblemas da sociedade, uma Placa Comemorativa e uma frase de Boas Vindas como assim são todos os obeliscos nas cidades que adotam o mesmo gesto para com a Maçonaria. A imagem do pórtico da cidade com o obelisco é uma “montagem” e uma “Idéia” aproximada de como ficará a entrada da cidade obedecendo é claro as orientações especializadas da engenheira paisagista da cidade a Dra. Maria Luiza a quem a prefeita Nenca deve confiar o projeto, é o que esclarece o interlocutor José Socorro da Silva.



Fonte: Portal Folha