O que parece ser cena de filme aconteceu hoje (10), na Fazenda Fundo, próximo ao Povoado de Altinho da Vargem e Barrocão, em Conceição do Coité.
Tudo começou quando o Senhor José da Mota Pinto 82 anos, conhecido como Dudo, por volta das 10: h da manhã resolveu colocar fogo em uma coivara em seu quintal. Sem que o senhor percebesse o fogo se alastrou pelo pasto, que está seco devido às estiagens e foi tomando uma proporção incontrolável. Quando seu Dudo percebeu tentou conter o fogo, mas não foi possível, pois, esse já tinha se alastrado pelas roças vizinhas. Foi então que os moradores de toda a região se mobilizaram para tenta controlar as chamas.
Aproximadamente oitenta tarefas de capim foram queimadas. Só de Geraldo Carneiro Santana, conhecido como Geraldo da banda Juventude Musical, foram trinta tarefas, ele lamenta a perda mostrado que até o preá, animal típico dessa região, foi vítima desse ato não intencional, mas que causou muito prejuízo. Geraldo diz ter sido um péssimo presente já que seu aniversario foi ontem (09), mas agradece a Deus por ter dado tempo tirar da roça o gado e as ovelhas que lá estavam.
Os moradores diz nunca ter vivido momento de tanta agonia. “Um pegava balde outros enxadas, todas na tentativa de fazer alguma coisa pra conter o fogo”, declara moradora. Chegou a ser acionado alguns carros pipas, assim como os bombeiros voluntários, mas esses chegaram depois que as chamas tinham sido controladas.
Com o lema “ A união faz força” as chamas foram contidas por volta de 14:h. A luta dos agricultores foi grande para salva os animas, o pasto, mas esses declaram que quem conteve as chamas e evitou um desastre maior foi Deus.
O mar preto é a prova de um grande prejuízo, e trás tristeza a população, mas serve de exemplo para que os agricultores tomem mais cuidados ao realizar queimadas, pois a maioria dos incêndios são acidentais.
Fonte: Raiane Lopes/CN