Católicos fiéis lotaram a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Araci para celebrarem a quarta feira de cinzas. O Padre Luiz Admir conduziu a celebração dando início a Campanha da Fraternidade que este ano trabalha com o tema “A preservação da Vida no Planeta” e o lema mostra o sofrimento da criação de Deus. Nessa quarta-feira foram celebradas duas missas uma pela manhã e outra a noite.
Durante a celebração os fiéis receberam as cinzas com formato de uma cruz na testa, uma tradição herdada pela igreja católica. A celebração das cinzas abre a quaresma, o tempo de penitência, reflexão e conciliação com Deus. “É a hora de nos colocarmos como pecadores diante da presença do Divino” – diz uma católica.
A quarta-feira de cinzas é tratada como um dia para se lembrar a mortalidade da própria morte. Missas são realizadas em todas as paróquias e nelas o padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando um sinal que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol quando somente terão de lavar seus rostos. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus. Esse dia é celebrado também com de jejum e abstinência.
Fonte: Portal Folha