terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Araci: Nenca anuncia reforma administrativa e muda 05 secretários

Com um envelope nas mãos e uma lista que não só constavam os nomes dos novos secretários da sua administração, mas os projetos que pretende realizar nestes últimos dois anos de mandato, a prefeita Maria Edineide Torre Silva Pinho, “Nenca”,(DEM) chegou a Rádio Comunitária da cidade na manhã de segunda-feira (14), ás 07h, para uma entrevista com o repórter José Socorro. Em poucos minutos ela acabou com a expectativa e anunciou a relação dos novos secretários que terão a grande missão de mudar a sua administração, dando uma nova dinâmica.

Depois de algumas dificuldades financeiras nos primeiros anos, a prefeita disse ao que este problema foi superado e todas as contas do município estão em dias, porém havia necessidade de um remanejamento na equipe, compostas de nomes novos, outros foram remanejados e até foram criadas novas secretarias. A reforma administrativa não foi tão radical como se comentavam nos bastidores da política. Porém, das 09 secretarias, Nenca deixou apenas 04 e com a reforma criou as secretárias de Esporte e Lazer e a de Relações Institucionais. Na mudança, o vereador Laerto Januir Barreto Pinho (PPS), que exercia a função de secretário de Saúde, deixa o cargo e volta à câmara e o primeiro suplente Manoel Pinho da Silva (DEM), deixa o Legislativo e assume a Secretaria de Infraestrutura.

Perfil político – Este item pesou muito na formação da nova equipe, porém, ela garante que foi observado o perfil administrativo, pois os dois, segundo a prefeita, têm que caminhar juntos. Outros dois nomes, Antonio Pimentel Júnior (PSC), “Toinho da CDA” e Aloísio Menezes, marcharam contra a prefeita na eleição de 2008 e aderiram à base do governo. Toinho foi candidato a prefeito e obteve 2.213 votos, sendo o segundo mais votado e Aloísio foi vice-prefeito de Zé da Fó (PDT), principal nome do grupo de oposição. Para os observadores da política no município, Nenca fica fortalecida para a reeleição em 2012 com esta nova equipe.

Na área de obras, a gestão terá o experiente político Manoel Pinho, que foi presidente da Câmara, responsável inclusive pela construção da sede do Legislativo e exerceu três mandados consecutivos. Para saúde, foi escolhida Carla Cristiane Lopes Carneiro, conhecida por Carla de Altair, cujo dinamismo nas campanhas eleitorais é do conhecimento de toda comunidade.

Secretaria de Relações Institucionais – De acordo com Nenca, havia a necessidade de criar uma Secretaria que cuidasse de receber e acompanhar as diversas missões técnicas que estão visitando o município para supervisionar obras ou para elaboração de projetos e elaboração de programas sociais. Nesta escolha, pesou um nome de bom relacionamento e conhecimento em toda base territorial de Araci, sendo escolhido o Sargento Hildemar Pinho, que já exerceu outras funções nesta e na gestão anterior da prefeita.

Conheça os nomes dos novos secretários de Araci:

Secretário de Comunicação – Gidalti Moura (remanejado)
Secretária de Saúde – Carla Cristiane Lopes Carneiro
Secretário de Esporte e Lazer – Manoel Nunes
Secretário de Agricultura – Antonio Pimentel Júnior
Secretario de Infraestrutura – Manoel Pinho
Secretario de Relações Institucionais – Hildemar Pinho
Secretário de Segurança e Transporte – Aloísio Menezes

Novos Projetos
 A prefeita relatou também a importância para o turismo e a geração de emprego do projeto de revitalização do Açude do Poço Grande. Está em fase de conclusão o maior complexo de lazer construído com recursos próprios de uma prefeitura no território do sisal. Com quiosques, casa do pescador, calçadão, moderna iluminação, a praia do Poço Grande, como está sendo batizada, será uma referencia no turismo da Bahia e esta, segundo a prefeita, será sua luta, depois da obra concluída.

Ela também destacou os projetos para asfaltar as BAs que liga a sede do município ao Distrito de Salgadália, em Conceição do Coité e a Santaluz, passando pelo Poço Grande. Estas estradas, somada a BR 116/Norte, cuja pesquisa realizada pela prefeitura, atualmente passam 12 carros por minuto, vão contribuir para o crescimento da cidade e “todos vão ganhar”, afirmou a prefeita.

As margens da BR 116/Norte, também serão revitalizadas e as ruas que margeiam o asfalto serão calçadas e será construída uma estrutura para um centro comercial. “Vamos fazer isto assim que conclua projeto Poço Grande”, finalizou.




 Fonte: Calila Noticias