quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atleta araciense de 69 anos ganha medalha na São Silvestre.

O nome dela é Dinalva Pinho Silva Schindle, ou dona Didi. A araciensse de 69 anos é uma atleta idosa de fôlego juvenil.  A disposição da atleta é tamanha que deixa para traz a força de alguns jovens. Dinalva é corredora de rua e já participou de maratonas, provas municipais e recentemente ganhou medalha na Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo.

A araciensse descubriu seu talento de atleta em 2005 quando fazia tratamento de câncer e sofria algumas doenças como alergia sanguínea. “Quando fazia tratamento o médico pediu que eu fizesse alguns exercícios, quando eu comecei correr e fazer caminhadas e não parei mais”.  Diz Dinalva ao lembrar que se ficasse parada poderia morrer, e daí partiu para desafiar seus limites.

A primeira competição que Dinalva participou foi uma maratona de 21 km em Salvador no ano de 2005, de lá para cá, ela não mais parou. Em Curitiba, Dinalva correu 45 km, participou de quatro maratonas de 12 km em Jacobina, e em Ilhéus já correu dez quilômetros, além de duas meias maratonas em Salvador. São tantas corridas que ela já não tem lugar para colocar medalhar e troféus.

Com ajuda de amigos, sobrinhos e a família, dona Didi conseguiu dinheiro, pouco mais  R$ 635 e se escreveu pela primeira vez na Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo. No dia 31 de dezembro do ano passado, lá estava ela competindo os 15 km da prova na categoria de 65 a 69 anos juntamente como outras milhares de mulheres.

A araciensse era uma dos 23 mil participantes da São Silvestre.  Dinalva chegou em oitavo lugar na sua categoria e na faixa geral chegou no 1.459ª lugar.

Hoje com a medalha da São Silvestre, Dinalva pede a Prefeitura Municipal que construam uma pista de atletismo em Araci. “Os jovens, os idosos precisam se exercitar, sair da rotina e praticar esporte que certamente todos viverão mais saudáveis, como eu fui curada”. Afirma ela que disse ir buscar apoio na prefeitura para as próximas competições.

Para o futuro, a atleta já planeja participar da Corrida da Ilha na Argentina no mês de setembro deste ano e convida a todos para entrar nessa corrida pelo rejuvelhecimento da alma e do coração.






 Fonte: Portal Folha