terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Usuários do CAPS fabricam peças artesanais e expõe na feira livre de Araci.

É a segunda vez que os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Araci – CAPS expõe peças artesanais na feira livre da Araci. As peças são fabricadas em oficinas terapêuticas e artesanais no centro, com acompanhamento de especialista e monitores. Nesta segunda-feira (7) foram expostos mais de 100 peças em formatos de sextas, fruteiras, pequenas decorações e objetos de uso domiciliar como suporte de panelas para mesa.

A exposição é o resultado das artes criadas por 30 usuários Centro que possui alguma deficiência como a esquizofrenia, distúrbios de comportamento, depressão e até deficiente físico, que nas oficinas são incentivados a estimular suas habilidades. “O trabalho nas oficinas é de acordo com as limitações dessas pessoas estimulando suas habilidades dando a oportunidade deles usufruírem de suas competências”. Afirma a Terapeuta Ocupacional Tereza Virgínia responsável das atividades artesanais.
As peças produzidas são expostas para vender, o dinheiro arrecadado com a venda desses produtos, é retornado para o lazer dos usuários. “Com o dinheiro da venda desses artesanais queremos levá-los ao Zoológico de Salvador, mas alguns querem ir à praia.” Conta Vanessa Costa Coordenadora do CAPS.

É notável a satisfação e a alegria dos usuários em descobrirem sua potencialidade mesmo diante de suas limitações, basta agora que a sociedade e as pessoas saudáveis fisicamente e psicologicamente agregue valores a estes resultados que são gerados com amor e carinho, porque certamente essa é a maior alegria da mente para eles. O Folha parabeniza a toda equipe do CAPS pelo belíssimo trabalho que vem sendo realizado.

Veja algumas imagens:


 


Fonte: Portal Folha