A nova arma da Polícia Militar tem formato de um carro-forte, porém de blindagem pesada, com a capacidade de transportar a tropa com segurança em áreas de conflito, além de seteiras espalhadas (pequena abertura para permitir que os policiais fiquem com o cano das armas para fora), rodas reforçadas, pintura camuflada e logotipo do Batalhão de Choque.
O veículo de apoio tático (VAT) é semelhante aos carros blindados usados pela polícia do Rio de Janeiro em locais conflagrados pelo crime organizado. Caveirão é o nome popular dado pelos cariocas ao blindado. Já na Bahia, esta máquina de guerra pode ser apelidada de Miseravão.
Questionado ontem sobre como vai ser usado o primeiro VAT na Bahia, o governador Jaques Wagner observou: “O governo tem uma série de armamentos que eu espero não precisar usar”.
Em nota, o Departamento de Comunicação Social da PM informou que o carro blindado será utilizado em “ocorrências de crise”. Doado por uma empresa de segurança privada, o veículo será apresentado na segunda-feira, durante o Seminário de Segurança em Eventos Esportivos Internacionais, a ser realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A aquisição do veículo é também uma das medidas do protocolo de intenções que propiciam à Bahia ter Salvador como sede de eventos esportivos internacionais, a exemplo da Copa das Confederações, em 2013 e da Copa do Mundo em 2014.
A PM informou que ainda está em fase de conclusão do modelo experimental VAT, que só passará a compor a frota da PM após avaliação técnica do Comando da Corporação.
Fonte: Cleriston Silva