segunda-feira, 11 de junho de 2012

Santa Luz: Multidão lota o Povoado de Quebradas para participar da festa de 3 anos da rádio comunitária Blitz FM


A rádio comunitária Blitz FM, instalada no Povoado de Quebradas, a 9 km de Santaluz, comemorou no último domingo (10), seu terceiro aniversário e durante a manhã realizou um extenso trabalho de ação social, dentre as atividades, serviços de corte de cabelo masculino e feminino inclusive com escova e prancha para as mulheres. Á tarde, as atividades foram concentradas na disputa de um torneio de futebol soçaite onde participaram as equipes dos bairros localizados na sede município, JK, Castro Alves e Mãe Rufina, além das representações das comunidades rurais de Quebradas, Nova Esperança, Casas Velhas, Recanto, Serra Branca, Várzea da Pedra, Caldeirãozinho, Quixaba, Bela Vista, Miranda, Ferreiros, Tapinha, Tamburi, Baixa funda e Lagoa Escura.


O evento encerrou a noite com a entrega de prêmios no alto de um mine-trio que ficou estacionado nas proximidades do prédio onde funciona a emissora. Muito feliz, o ex-deputado estadual Joélcio Martins (PMDB), disse que o povo das Quebradas estava vivendo um dia de festa e tinha motivo para comemorar, pois era uma das poucas comunidades rural no Brasil que tinha uma rádio comunitária homologada junto ao Ministério das Comunicações funcionando, e que em sua programação buscava resgatar culturas, realizar intercâmbios e interagir com os ouvintes da região e com os mais distantes, pois é também retransmitida pela internet.
Joélcio, que também foi prefeito do município por três mandatos, lembrou que foram cinco anos de luta para obter o registro e ao ser liberada pela Anatel, Santaluz foi contemplada com duas emissoras comunitárias e que fez opção por instalar nas Quebradas. Demonstrando muita popularidade, Joélcio Martins, que estava acompanhado do filho Joélcio Martins Filho, “Joélcinho”, foi muito aplaudido durante a entrega dos prêmios e informou que a experiência da emissora comunitária o fez lutar por outros investimentos na área de radiodifusão e está prestes a colocar no ar, uma rádio comercial na cidade de Serra do Ramalho e uma educativa em Conceição do Jacuípe.

A emissora que tem a sintonia 104,9 MHz, funciona durante 24 anos, sendo que seus oito locutores, todos residentes no município, se revezam das 06h ás 23h e o restante da noite e madrugada apresenta uma programação previamente gravada.

O diretor de programação Adimário dos Reis Oliveira falou que o objetivo da rádio é democratizar a comunicação em Santaluz e vem cultivando a mesma linha de pensamento desde a sua origem. Sem vínculo político e sem verba pública, Adimário Reis falou que a Blitz FM funciona graças ao apoio cultural que recebe de algumas empresas e que a grade de programação é voltada para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico, focado numa mensagem de utilidade pública voltada para saúde, comportamento e qualidade de vida das pessoas.

Durante todo o dia os ouvintes da emissora visitaram suas instalações e alguns dele, a exemplo da professora Idélia Brito, residente na Rua Rio Branco, 387, na cidade de Santaluz, que ouve a programação através do computador, fez questão de pousar para uma foto e pediu ao colega Clemilton Peixinho da APLB para registrar o momento. Um fato que chamou atenção da professora Idélia foi à quantidade de pessoas que foram à comunidade de Quebrada participar do evento e segundo ela de forma espontânea, atendendo apenas ao convite dos locutores.

O vereador Luiz dos Silva ” Luizão” (PMDB), seis vezes consecutivas o mais votado no município e em especial na urna da
s Quebradas  falou sobre a importância da rádio para comunicação na região, em especial com os agricultores familiares, pois serve como meio de recados, as notícias regionais e o lazer, pois as pessoas vão trabalhar nas roças e levam o “radinho” que praticamente é ligado todo tempo na 104,9.

A programação encerrou com apresentação de Alex Costa, Balancê do Brasil e Grupo Me Chama.

Fonte: CN