sábado, 17 de setembro de 2011

Araci: Nova geração de produtores potencializa o campo

O Sindicato Rural de Araci já reconhece que o campo mudou muito nos últimos tempos. E essa mudança é mais visível quando se fala na nova geração de produtores que vem surgindo gradativamente. Mesmo com as dificuldades do homem do campo e a desvalorização do produto rural, a nova geração de produtores está apostando o seu sucesso nas novas tecnologias, no acesso ao conhecimento através dos cursos e capacitações oferecidas pelas entidades representantes da classe.

O Sindicato Rural de Araci – SRA está na frente no ranque de cursos oferecidos através do sistema FAEB/SENAR e SEBRAE. Os cursos, treinamentos e capacitações surtiram efeitos, ampliando o potencial dos produtores pelo amadurecimento do conhecimento com a injeção de novos métodos tecnológicos, onde produzir e ter sustentabilidade no campo mesmo nos períodos de estiagem é o principal foco.

O exemplo da nova geração de produtores apontado pelo SRA é o produtor Domiciano Jesus de 38 anos, morador da região de Nazaré. Ele encontrou na produção rural um meio potencial para ganhar a vida.  Depois de participar de uma bateria de cursos e capacitações pelo sindicato, Domiciano descobriu que as técnicas hereditárias tinham que ser complementadas com as novas tecnologias. A busca por novas técnicas, fez com que a sua propriedade se transformasse em um pequeno empreendimento rural, onde ele e a família pudessem desfrutar de uma produção mais eficiente.

Domiciano tem hoje grande reservas de alimento em forma de silos, já são quase 30 toneladas que garante alimento para oito meses de estiagem. “A reserva de alimentos era algo muito estranho no passado. Os cursos me ajudaram a descobrir que mesmo na seca é possível ter alimento para os animais. É possível ter uma produção sustentável na estiagem.” Ele conta ainda que os novos conhecimentos ajudaram a entender e aproveitar melhor os recursos oferecidos pelo campo. Os silos são grandes exemplos disso, são produzidos à base de sobras de culturas como a mandioca, palha de milho e outros cultivos.

Assim com outros produtores, Domiciano, aprendeu a escolher melhor o seu rebanho. Agora ele saber qual é a melhor raça para seu criatório, assim como também, escolher um bom reprodutor. “Hoje já tenho um rebanho com um bom melhoramento. O meu rebanho de ovinos é da raça cruzada com poper e santa inez, são mais resistente a seca” – afirma.

“O Sindicato Rural de Araci facilitar o acesso dos produtores do município aos novos conhecimentos, as novas tecnologias” – afirma o presidente do SRA, William dos Anjos. O presidente acredita que o campo é a principal base de produção para o homem, e por isso, o investimento no melhoramento desta base é primordial para o desenvolvimento socioeconômica de qualquer região. “O exemplo do beneficio que o investimento trás ao campo é essa nova geração de produtores que vem surgindo com um potencial gigantesco” – William.

Por: Do Karmo