Membros da Associação de Moradores da Vila Operária de Camandaroba estiveram em Araci para conhecer o processo de implantação do Complexo do Açude do Poço Grande e quais os paços que a Prefeitura de Araci deu para conseguir transformar aquela área em um balneário que está sendo noticiado como um paraíso de lazer em toda a região.
Acompanhados pela irmã Mecedes que preside uma ONG chamada Instituto Vida e Paz, na cidade e município de Itiuba, os representantes foram recebidos pela prefeita Nenca em seu gabinete pelo secretário Gidalti da pasta da cultura e turismo, pelo secretário Adilson da administração e pela secretária Zélia da educação. Como foi que a prefeita conseguiu realizar o feito e as dificuldades que teve junto ao DENOCS, entidades ligadas ao meio ambiente e também os opositores contrários ao projeto, foram as questões levantadas pela irmã Mercedes do Instituto Vida e Paz.
O Instituto dirigido pela missionária desenvolve um programa estimulador do Turismo Rural e viu que Araci está na frente nessa linha geradora de renda para os municípios, por isso veio conhecer o know how dessa iniciativa de Araci.
O Açude Jacuriçi na Camandaroba tem um potencial aquífero muito mais gigante que o do Poço Grande em Araci. Suas obras foram iniciadas em 1948 pelo DNOCS e concluídas em 1958 com a finalidade principal de garantir o abastecimento d’água, nos períodos de estiagem e ainda o desenvolvimento da piscicultura desde a formação do lago. A barragem do Açude Jacurici está implantada no rio Jacurici, a 32 km da sua confluência com o rio ltapicuru e a 18 km a nordeste da cidade de ltiúba, estado da Bahia. Seu lago é formado pelo barramento que cobre uma superfície de 1.974 hectares e acumula um volume de 146.819.000 m³ sendo 1.000.000m³ de reserva intangível, oferecendo um potencial hídrico para irrigar cerca de 2.000 hectares.
Depois da visita que possibilitou o levantamento de todas as informações que a caravana de Itiuba desejava, foram todos ao povoado do Poço Grande com intuito de conhecer o projeto, suas instalações, funcionamento e foram também visitar o projeto de pesca através de tangues redes que fica a margem esquerda do lago.
Gidalti Moura/ Fonte: Portal Folha