quarta-feira, 25 de maio de 2011

A cidade de Araci já entrando no clima de São João


A cidade ficará atraida com as decorações que iniciaram nesta quarta(25) pela equipe que coordenará os trabalhos de implantação da coreografia do São João 2011 de Araci. A Secretaria de Cultura quis dar ao São João desse ano um toque diferente de outros passados, criando um motivo que exigisse um pouco mais da história e raízes desta festa que nasceu antes de Cristo dentro da família cristã.

Santa Isabel muito era amiga de Nossa Senhora, alguns evangelistas escreveram que eram primas e se visitavam muito. Estou grávida, Maria, disse Izabel, logo vai nascer, de certo será homem e se chamará João. Acenderei uma fogueira bem grande e ao vires de longe o fogo, saberás que o menino nasceu.
Essa notícia do nascimento de João, já havia sido dada por um anjo a Zacarias esposo de Izabel. Sem filhos, Zacarias emocionado com a notícia perdeu a fala e somente a recuperou depois que o filho nasceu no dia 24 do mês de “junius” hoje junho.
Nesse mês acontecem todas as festas ‘joaninas’ e além de São João é festejado também o Santo Antônio e o São Pedro. As festas ‘joaninas’ são de origem européia mas ao chegar no Brasil no século IV passou a ser chamada de “Festas Juninas”.
Essa alegre e benfazeja tradição chegou também em Araci que mesmo festejando os três santos de junho carreia todas as suas emoções para a festa de São João que se tornou a maior, no evento da região e de maior interesse da mídia e dos turistas festeiros do interior.
Nos últimos anos, a Prefeitura Municipal de Araci e sua Secretaria de Cultura e Turismo tem lutado contra as transformações que sofreram as festas juninas com a adoção de estilos que adulteram com suas atrações a originalidade do São João que estão mais para micaretas e festivais de músicas pops que para o verdadeiro arrasta-pé conhecido como pé-de-serra, o forró, o baião e as quadrilhas. Somados a isso estão as fogueiras e os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa.
A influência dessa na tradição vai poder ser percebida na alimentação que dominará o cardápio das casas de comida, das barracas e dos ambulantes com quitutes feitos com o aipim, a mandioca, o milho o jenipapo e leite de coco e também nos licores caseiros feitos com as frutas típicas.
É esse é o caminho de volta às origens do São João que a Prefeitura Municipal de Araci e sua Secretaria de Cultura e Turismo vêm percorrendo e nesse São João de 2011, além do resgate destas raízes artísticas, o São João 2011 vem inovando seu enredo apresentando O CANGAÇO como tema principal nos dias 23 a 26 de junho.
A Praça da Conceição será transformada em uma Vila do Cangaço com uma decoração tão linda que ficará neste artigo como surpresa a ser desvendada a cada dia de andamento das decorações. Fique de olho!

Fonte: Portal Folha