sábado, 16 de abril de 2011

Araci: Produtores Rurais ampliam áreas de plantio da Palma a Palmo


Sobreviver e crescer no semi-árido exige organização, dedicação, concentração e busca de conhecimentos técnicos para o uso dos recursos disponíveis de forma racional e inteligente.  Nessa linha, o Sindicato Rural de Araci trabalha em conjunto com os produtores associados buscando e realizando projetos e programas de extrema importância para todos no combate aos efeitos catastróficos das longas estiagens em nosso sertão. Entre tantos projetos e programas já implantados nesse trabalho conjunto, destaca-se aqui, o Palma a Palmo, uma das últimas barreiras de defesa dos ataques da seca.
A nova tecnologia do cultivo intensivo da palma vem sendo desenvolvido desde a década de 90 com objetivo de diminuir os efeitos da seca. O programa Palma a Palmo chegou a Araci em 2008, desbancado o plantio de palma convencional, o novo método triplica a produção da palma e o produtor tem com plantar grandes quantidades em poucas áreas, garantindo uma reserva estratégica de alimentação animal e humana resistente a seca. Um hectare de palma nos sistema Palma a Palmo produz entre 800 a 1200 toneladas de matéria prima que pode ser direcionada para fabricação de alimentação animal, humana e produção de sob produtos como cosméticos, guloseimas ente outros.
Depois que o Sindicato apresentou a nova metodologia do cultivo da palma aos seus afiliados aqui em Araci, uma nova realidade sobre a criação de reservas estratégicas de alimentação vem transformado a noção de improdutividade para a oportunidade de produção nos períodos de escassez do alimento animal.  O exemplo vem do sítio do produtor Leodilson que mesmo às margens do açude do maracujá sofria os efeitos da seca que prejudicava gradualmente a produção do leite bovino. Hoje Leodilson observa seu canteiro de palma plantado no sistema intensivo como uma nova solução para interromper os prejuízos que a falta de alimento causa na produção de leite durante a estiagem. Diariamente são produzidos em média 235 litros de leite, com o uso da palma na alimentação das vacas a produção pode aumentar.
O Presidente do Sindicato Rural de Araci, William dos Anjos Almeida, esteve na propriedade do produtor Cláudio Mota onde a palma no sistema convencional está sendo substituída pela novo plantio intensivo. “Esse terreno só tinha malva não tinha utilidade nenhuma, agora uma nova vida estou plantando aqui” – disse Cláudio que mostrou todas as fases e as formas de plantio do novo sistema que está sendo cultivados na sua propriedade. “É a última trincheira de solução para alimentação ao animal resistente aos períodos da seca” – disse Cláudio Mota.
O Presidente Sindicalista William explicou as espécies de palma que pode ser adaptadas ao novo sistema. “No sistema intensivo do Palma a Palmo, o produtor pode utilizar as espécies: orelha de onça, palma gigante, e além da palma mão de moça que está sendo distribuída pelo sindicato”. William disse ainda que o objetivo do Sindicato é conscientizar os produtores que ainda não estão praticando a novo experimento a implantar o sistema nas suas propriedades, e para  os que já tem os sistema implantado o sindicato está dando suporte no fortalecimento  e no aumento das áreas do cultivo.(Informações Portal Folha).