terça-feira, 23 de novembro de 2010

Araci: Onda de assaltos apavora moradores da Avenida Aracajú em Araci





Avenida Aracajú em Araci


Nos últimos dias a vida dos moradores da Avenida Aracaju, uma das principais avenidas da cidade Araci, mudou completamente. O sossego e a paz dessa gente que desfruta da beleza da avenida vêm sendo tomado pelo medo e insegurança devido à frequência de assaltos ou tentativas de roubo às residências da avenida e da região. Até agora, já são quatro residências furtadas segundo moradores.

Entrevista ao Folha, moradores afirmaram que não é possível dormir tranquilo, já que os assaltos estão acontecendo a noite mais precisamente por volta da zero a uma hora da manhã. Segundo eles, os assaltantes sempre invadem as residências pelos fundos, geralmente local onde os muros são baixos e não tem muitas barreiras. Alguns dos moradores já surpreenderam os bandidos como conta a dona de casa que não quis se identificar. “Escute um barulho estranho e vir uma luz vermelha pequena, liguei a luz do quintal e vir três rapazes aparentando serem menores no fundo do meu quintal, eles pularam para fora assim que mi viram”, a dona conta ainda que outros vizinho não tiveram a mesma sorte, e alguns objeto do seu quintal foram furtados.

Os poucos comerciantes que se estabeleceram na avenida também estão preocupados, e até pessoas que fugiram da violência das grandes capitais e estão morando hoje em Araci estão encurralados pelo medo. “Vim embora para uma cidade do interior por não tem violência, para que possamos morar e viver tranquilo, mas nos deparamos como uma situação triste com esta”. Lamenta um comerciante.

O Folha conversou com Tenente Santos Lopes da Polícia Militar sobre a situação e o que os moradores deve fazer para coibir a ação dos bandidos. Segundo ele a Polícia faz as rodas de rotina em toda a cidade, mas isso não é o suficiente para garantir a segurança dos moradores é preciso que a população esteja atenta e acione a Polícia em qualquer situação suspeita. “Hoje a Polícia tem o telefone patrulha que um celular que anda dentro da viatura para qualquer chamada emergencial”, se caso o cidadão suspeitar de qualquer eventualidade é só acionar a viatura pelos celular 9806 8474, ou pelos fones 190 ou 3266 3685 (para Araci). O Tenente alerta ainda que a residência do cidadão também deve ter o máximo de segura. “Existe residência que a portas são fracas, os muros são baixos e não têm grampos, os quintais são poucos iluminados, esses fatores não ajudam a inibir a ação dos bandidos”.

Segundo um agente da Polícia Civil de Araci, ainda não foi registrado nenhum BO na Delegacia sobre o fato e isso dificulta a ação das autoridades. Mas, enquanto se prossegue as investigações todo cuidado é pouco.